- Antes de saíres de casa, informa-te de antemão de qual a distância que vais percorrer, sendo realista com a tua condição física, e verifica as condições meteorológicas. Lembra-te que as condições meteorológicas podem-se alterar bruscamente na montanha.
- Leva sempre nas tuas saídas: água ou bebida energética e alguma barra/gel energético ou frutos secos por exemplo. Não te deves esquecer de uma ferramenta multi-funções (descravador de corrente, chaves sextavadas, torque, etc); bomba de ar ou C02, sempre com adaptador para dois tipos de válvula, uma cãmara-de-ar, remendos, desmontadores, algum dinheiro, documentação, telemóvel e algum colete/casaco impermeável que ocupe pouco espaço.
- Revê sempre a bike antes de saíres. A pressão das rodas, potência de travagem e alguns parafusos, principalmente os parafusos do avanço que seguram o guiador e os que apertam à suspensão, assim como os do espigão de selim (a não ser que gostes de andar sem selim). Verifica também se os apertos das rodas estão bem apertados. Não te esqueças de verificar o estado dos pneus (possíveis golpes e desgaste).
- Quase todos os problemas têm solução, desde que se vá devidamente preparado. Às vezes, ao não tomarmos as precauções prévias à saída, reparamos que temos um calço a roçar ao aro. A solução é fácil, no travão encontrarás um pequeno parafuso na parte lateral, aperta-o (girando no sentido dos ponteiros do relógio) e o calço irá afastar-se do aro para que não roce neste.
- Notas que a bike está instável e insegura e além disso parece-te mais pesada? Provavelmente tens a pressão dos pneus demasiado baixa. Pára imediatamente e enche os pneus a uma pressão que esteja apta para o teu peso.
- Leva sempre nas tuas saídas: água ou bebida energética e alguma barra/gel energético ou frutos secos por exemplo. Não te deves esquecer de uma ferramenta multi-funções (descravador de corrente, chaves sextavadas, torque, etc); bomba de ar ou C02, sempre com adaptador para dois tipos de válvula, uma cãmara-de-ar, remendos, desmontadores, algum dinheiro, documentação, telemóvel e algum colete/casaco impermeável que ocupe pouco espaço.
- Revê sempre a bike antes de saíres. A pressão das rodas, potência de travagem e alguns parafusos, principalmente os parafusos do avanço que seguram o guiador e os que apertam à suspensão, assim como os do espigão de selim (a não ser que gostes de andar sem selim). Verifica também se os apertos das rodas estão bem apertados. Não te esqueças de verificar o estado dos pneus (possíveis golpes e desgaste).
- Quase todos os problemas têm solução, desde que se vá devidamente preparado. Às vezes, ao não tomarmos as precauções prévias à saída, reparamos que temos um calço a roçar ao aro. A solução é fácil, no travão encontrarás um pequeno parafuso na parte lateral, aperta-o (girando no sentido dos ponteiros do relógio) e o calço irá afastar-se do aro para que não roce neste.
- Notas que a bike está instável e insegura e além disso parece-te mais pesada? Provavelmente tens a pressão dos pneus demasiado baixa. Pára imediatamente e enche os pneus a uma pressão que esteja apta para o teu peso.
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