Treinos de Conjunto

Domingos: 9h
Largo do Barreiro - Silveiro (Obr)
Aparece, serás bem-vindo!


Junta-te a nós, e leva a Vida na desportiva


facebook do CAIS


Hidratação


A melhor maneira de calculares a desidratação a que o teu corpo foi sujeito, para poderes corrigir logo no treino seguinte, é verificares o teu peso antes e depois de andar. E por cada kg perdido deves beber um litro de água.

Quando beber?

Não é só durante o exercício que deves beber água ou bebidas isotónicas. Antes do esforço físico deves ir bebendo água para o teu corpo se hidratar. Não bebas muito de cada vez senão o organismo detecta grandes quantidades e elimina-as rapidamente pela urina. Duas a três horas antes do exercício vai bebendo pequenas quantidades de água. Na meia hora/45 min. que antecedem o exercício não deves beber bebidas energéticas, porque em repouso o corpo reage aos açucares e produz insulina precisamente para baixar os níveis altos de açúcar. O resultado é um abaixamento dos índices de glucose e reflecte-se numa quebra de energia e sensação de falta de força.

No final do treino, há duas situações: se te acabaram os líquidos e desidrataste mais do que o aceitável, deves beber logo alguma água ou bebida isotónica. Mas como o exercício foi certamente intenso, é preferível optares por uma bebida de recuperação.


A tua cábula para o treino
(O que deves reter)
  • Se perdemos cerca de 0,8L a 1,5L de água por hora,
  • Devemos beber, por isso, cerca de 1L por cada hora.
  • No início água é suficiente, mas nos treinos mais longos e intensos deves usar bebidas isotónicas.
  • Calcula o tempo aproximado que demorarás a percorrer a distância para calcular o que vais precisar de beber.
  • Como é mais fácil atestar o bidão, leva água nele e aproveita a capacidade máxima da tua mochila de hidratação para levares uma bebida isotónica.
  • Respeita as instruções de diluição das embalagens de pó. Pó a menos não faz mal, mas se for demasiado faz.
  • Não bebas só quando sentes sede. Bebe pequenos golos de cada vez (o equivalente a um copo pequeno a cada 10 ou 15 minutos).
  • No final, bebe quantidades suficientes de uma bebida de recuperação e come uma barra proteica para evitar o catabolismo muscular.

Sem comentários:

Enviar um comentário